.posts recentes

. A lógica dos pipis e das ...

. That's what friends are f...

. (Re) Conhecer

. Ouvir o coração

. Tomar decisões com medo

. ...

. Homens esquizofrénicos, m...

. (Curto) Elogio à amizade

. Um ano em 25

. Desenhos animados

.arquivos

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Julho 2008

. Junho 2008

. Junho 2007

. Maio 2007

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

Sábado, 29 de Abril de 2006

Fenómeno das Orelhas Quentes

Toda a gente conhece e já todos sentimos. Uns acreditam, outros não. Decerto haverá uma explicação científica, orgânica, fisiológica... sei lá, uma explicação qualquer. Mas, desconheço-a, confesso.

O que é certo é que sinto, com uma frequência irritante, as minhas orelhas quentes. Tão quentes que chegam a arder e a ficar vermelhas. Umas vezes é a esquerda, outras a direita. Outras vezes são as duas, sejam ao mesmo tempo ou uma primeiro e a outra depois.

Nunca percebi ao que "corresponde" uma e outra na (i)lógica do "falar bem" ou "falar mal". Só sei que - coincidência ou não - quase sempre depois de sentir as orelhas quentes venho a saber que, alguém, de facto, falou sobre/de mim.

Se calhar, neste momento, quem estiver a ler este post, poderá pensar que tenho a mania da perseguição ou que estou a ficar paranóica. Não é nada disso. É só mais um daqueles assuntos que todos comentamos, mas ninguém questiona. E o que é certo é que todos falamos sobre todos a toda a hora. E não falo, necessariamente, de má-língua.

Falamos de pessoas que gostamos, da família, dos amigos. Comentamos qualquer coisa sobre o novo colega de trabalho, o professor da faculdade, o personal trainer do ginásio. Recordamos quem teve uma passagem mais breve pela nossa vida. Simplesmente, fazemos conversa sobre o que e quem nos rodeia.

E se falar é tão natural quanto pensar, se cada pessoa que conhecemos ou com quem nos cruzamos deixa em nós uma marca (pequena ou grande, irrelevante ou importante) que nos faz falar nela - na pessoa - então não será lógico pensar que há uma ligação material-mental entre tudo isto? 

Será esta mais uma forma de intuição? Representará este sinal físico ou sensitivo um alerta para algo que se poderá estar a passar na nossa ausência?

Era bom que fosse possível, não era? ;)

sinto-me: intuitiva

publicado por IWonderWhy às 15:32

link do post | comentar | favorito
|

16 comentários:
De vitor a 30 de Abril de 2006 às 19:11
a explicação que ouvi para essa coisa de uma orelha arder quando e uma pessoa que esta a falar bem de nos e a outra quando estao a falar mal e a da que o nosso coraçao pende para o lado direito, por isso quando falam bem arde a direita que esta mais proxima do coraçao quando falam mal e a esquerda.

sinceramente, acho que e mais superstição que outra coisa... mas ha muitas coisas que nao consguimos explicar e apesar disso sabemos que existem. por isso, quem sabe?


De Vera a 28 de Novembro de 2010 às 23:52
'' por isso quando falam bem arde a direita que esta mais proxima do coraçao'' Desculpe, mas essa anatomia está um pouco trocado, visto que o coração fica no lado esquerdo e não no direito ;)


De Mickey Mouse a 11 de Novembro de 2008 às 00:25
Afinal de contas a esquerda é dizer bem e a direita mal ou o contrário? Que confusão... Uns dizem de uma maneira outros de outra, assim não sei qual das duas por gelo! loool

Cumps.


De Snow a 4 de Fevereiro de 2009 às 01:45
A dermatologista Sueli Coelho afirma que a vermelhidão nas orelhas é comum e ocorre por causa de uma dilatação natural dos vasos sanguíneos, permitindo a maior passagem de sangue - daí a cor avermelhada e a sensação de "calor".

Segundo ela, na maioria das vezes, "o processo está ligado ao sistema nervoso do ser humano, surgindo na hora em que a pessoa se sente momentaneamente pressionada, preocupada, angustiada ou quando ela se julga criticada ou avaliada negativamente por alguém".

"A vasodilatação deixa eventualmente a orelha vermelha, o que pode ocasionar uma desagradável sensação de queimação. As causas podem ser psicológicas, mas também fisiológicas, como alguma descarga inexplicada gerada por um mecanismo interno do organismo"


Pronto aí está uma exlicação mais lógica do que o falar bem ou mal ;)


De lasm@gmail.com a 19 de Agosto de 2009 às 16:04
É verdade... O seu inconsciente capta vibrações mentais que se refiram à você. Isto causa uma reação física com o aumento de circulação do sangue, que se manifesta com a vermelhidão da orelha. As energias negativas vão se manifestar perpendicularmente ao lado direito e as positivas do esquerdo... Por isso este estranho fato acontece....


De Rodrigo Isaac a 16 de Janeiro de 2010 às 22:20
Sempre depois que brigo com alguém, minhas orelhas ficam quentes e vermelhas, especialmente, a direita. É comum as duas ficarem vermelhas. Às vezes, até meu rosto fica vermelho (credito isso quando falam muito mal de mimm).

Não sou de acreditar em mitos, não creio em simpatias...mas, quando minhas orelhas ficam quentes, tenho certeza de que estão falando de mim!!

Pena que ainda não descobri qual das orelhas tem referênica ao falar bem ou mal...visto que há muita discrepância sobre isso.


De Joao a 13 de Outubro de 2010 às 21:46
É verdade... O seu inconsciente capta vibrações mentais que se refiram à você. Isto causa uma reação física com o aumento de circulação do sangue, que se manifesta com a vermelhidão da orelha. As energias negativas vão se manifestar perpendicularmente ao lado direito e as positivas do esquerdo... Por isso este estranho fato acontece....
penso eu...


De Anónimo a 16 de Fevereiro de 2011 às 22:11
C e um troxa


De paula a 12 de Março de 2011 às 03:13
É precisamente o que tenho sentido nos ultimos dias e neste momento por esta hora! A orelha esquerda super vermelha e quente... Que coisa irritante!!!
Será que é bem ou mal? Mas lá que é estranho é... e uma pessoa questiona-se... Se for mal que mordam a lingua! Se for bem... falem menos tempo para eu não sentir ;-)


De eliane santos a 6 de Maio de 2011 às 17:20
O que acontece é uma dilatação dos vasos sanguineo. Como a orelha tem uma maior quantidade de vasos e a pele extramamente fina, o parte qua mais se destaca quando há dilatação desse vazos ou "gás" no fluxo sanguineo. Geralmente está relacionada com o sitema nervoso.


De Mario Luis a 13 de Outubro de 2011 às 11:54
Segundo a Wikepedia-Superstições

Orelha: Se sua orelha esquentar de repente, é porque alguém está falando mal de você. Nesses casos, vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mínimo da mão esquerda: o sujeito irá morder a própria língua.


De Mario Luis a 13 de Outubro de 2011 às 12:00
Se sua orelha esquentar de repente, é porque alguém está falando mal de você. Nesses casos, vá dizendo os nomes dos suspeitos até a orelha parar de arder. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mínimo da mão esquerda: o sujeito irá morder a própria língua.

.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
26
27
28

29
30
31


.Fazer olhinhos

blogs SAPO

.subscrever feeds